domingo, 30 de maio de 2010

Centro Municipal de Saúde Belizário Penna

No Rio de Janeiro existem vários Centros de Saúde. Mas essa matéria é sobre um especifico.O Posto de saúde Belizário Penna.

Não é que ele seja especial,mas é um dos poucos no Rio de Janeiro que não são divulgados e com isso os próprios moradores do Bairro acabam não o conhecendo.

O Belizário Penna, localizado em Campo Grande - zona oeste do Rio, surgiu em 19 de setembro de 1969. No começo era apenas um posto sanitário e não tinha nenhum nome. Nele os médicos só cuidavam de doenças transmissíveis.

Um ano depois, o governador do Rio de Janeiro Chagas Freitas, achou que o local era muito carente e transformou em Posto de saúde, onde incluiu novos atendimentos, como clinica médica e pediatria. O primeiro médico a atender foi o Urologista Murilo Niemayer.Muitas mudanças ocorreram na região e com isso o posto foi se modificando também para poder atender melhor aos seus pacientes.

Hoje em dia cerca de Mil pessoas são atendidos por dia em todo o posto.

Um dos primeiros funcionários do posto é o senhor Almir Alves que está lá há 41 anos e entrou quando o posto ainda era sanitário.

Seu Almir conta que no começo ajudava aos médicos a cuidar dos pacientes com HIV. Apesar de ser um trabalho perigoso, pois corria perigo de se contagiar, gostava de fazer isso e sempre dava palavras de incentivo e amor aos que necessitavam. Como ato de amizade, chegou a dar para vários pacientes o telefone da sua casa, caso eles precisassem conversar com alguém quando estivessem com algum problema.Mesmo sendo de madrugada,ele escutava as pessoas e dava conselhos com o maior prazer. Hoje em dia seu Almir espera a aposentadoria ser aceita e trabalha na parte administrativa do posto. Mas diz não ter pressa por gostar do que faz.

O clima do posto é tão agradável, que Celio Ferreira da Costa ex-funcionário, volta sempre que dá para poder rever os amigos. Celio ficou no posto durante 33 anos como agente de administração. Ele conta que teve que se aposentar porque foi obrigado, já que havia completado 70 anos de idade. Mas sempre que pode está indo lá, porque se sente bem no ambiente desse posto.

Um dos responsáveis em cuidar do Posto Belizario Penna, é o porteiro Paulo Lima Duarte, que já está lá há 4 aos.Ele conta que trabalha todos os dias de sete da manhã às cinco da tarde. Apesar de tomar conta do posto,Paulo Duarte não tem liberdade de acesso aos setores do posto. Somente os responsáveis de cada setor é que podem autorizar a retirada de algum material.

Para estimular os funcionários,todo ano é eleito o funcionário padrão. Onde são avaliadas todas as coisas que o funcionário fez durante o ano, o que se sair melhor é o escolhido. O eleito entra no site da prefeitura como forma de agradecimento pelo esforço e dedicação.

Todo posto de saúde tem o seu valor. As pessoas que o freqüenta tem que respeitar e cuidar para que ele continue por muito tempo.

Um comentário:

  1. Olá! Que bom que posso me comunicar através do blog!
    Gostaria de saber se este posto tem nutricionista!
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir