Saúde é um assunto muito delicado,principalmente para as pessoas que tem problemas desde que nasceram.Mas para cuidar dela é preciso ir a médicos de diferentes áreas.
No Posto de Saúde Belizário Penna há mais de trinta atendimentos diferentes por dia. Como por exemplo: Clinica Médica, Ginecologia,Pediatria,Epidemiologia,Neurologia, Fisioterapia, Cardiologia,Farmácia,Ultasonografia,Infectologia entre outros.
Uma das áreas mais procuradas do posto é a odontologia.O atendimento é feito geralmente por 5 dentistas com a ajuda de duas técnicas de saúde bucal.
Cleonice Casemiro de 38 anos (De branco na foto ao lado) é uma das técnicas de saúde bucal,ela diz que para a pessoa marcar uma consulta é preciso antes participar do grupo de acolhimento para tratamento bucal que acontece as sextas-feiras. Onde o dentista ensina como cuidar da saúde bucal.Depois desse procedimento,o paciente faz um exame bucal e depois vai para a atenção básica e conforme a sua necessidade é encaminhado para o atendimento especializado.
Todas as pessoas podem se consultar, há diferentes especialidades da odontologia.Desde atendimentos para crianças e idosos.
Ortopediatria - Uma das dentistas atendendo a uma criança
Outro atendimento do posto é a psicologia.
A psicóloga Isabel Cristina (De preto na foto ao lado) que está no posto há oito anos diz que a psicologia é feita com hora marcada, mas que também há encaixes. O paciente é analisado e de acordo com o grau do problema é encaminhado para outra consulta, em grupo ou individual. Os atendimentos são feitos somente para pessoas que vivem nas regiões cadastradas do posto.
Algumas pessoas não sabem, mas no Posto de saúde também há programas de saúde criados pela prefeitura do Rio de Janeiro. Um deles é o Bolsa família.
Uma das responsáveis pela avaliação do Bolsa Família no Belizário Penna é a enfermeira Tânia Maria da Silva (De branco ao lado). As famílias cadastradas dessa região tem que ir ao posto para uma avaliação de saúde.Se precisar de algum cuidado especial,a enfermeira encaminha para o médico especifico do problema.Caso a pessoa não marque a consulta indicada,pode perder o bolsa família durante três meses e só provando que foi ao médico é que se reintegra no programa.
Tânia Maria diz que muitas pessoas vão ao posto para serem avaliadas,mas muitas dessas não pertencem a região cadastrada e com isso acabam não sendo atendidas,ou então são atendidas,mas para serem encaminhadas ao posto mais perto da sua região. No Belizário Penna estão cadastradas cerca de 1060 famílias.
Como podemos ver,há diversos atendimentos no Posto de Saúde. Quem quiser se consultar é só ir a portaria do posto e perguntar o que é preciso fazer. Já que cada consulta tem procedimentos de marcação diferentes.
O Posto Belizário Penna fica na rua Franklin,29,no bairro São Cláudio em Campo Grande.
Caso você more perto, não deixe de se consultar.É melhor se prevenir do que deixar para se cuidar em cima da hora.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário