domingo, 23 de maio de 2010

Campanhas de Vacinação

Nos Postos de Saúde além dos serviços oferecidos todos os dias,há também as campanhas de Vacinação. Que ocorrem de acordo com a ordem do Ministério da Saúde. As campanhas são feitas em épocas diferentes, existem várias, como a campanha da gotinha, da gripe normal, de raiva em cachorros,da febre amarela,da gripe H1N1 entre outras.

Atualmente a campanha de vacinação da Gripe H1N1 é que está ocorrendo em todo o Brasil. Essa gripe surgiu no México em abril de 2009 e chegou a outros países através dos turistas, que iam a um país infectado e voltavam contaminado para o seu país, muitas pessoas morreram.

A fabricação da vacina contra essa gripe demorou a ser feita, pois era um vírus novo e não sabiam o que fazer para evitar que ela se prolifera-se cada vez mais. No final de 2009 os testes com a vacina foram finalizados e no começo desse ano começou a distribuição para os países contaminados.

A campanha está acontecendo desde março e foi dividida de acordo com a faixa etária de idade. (Foto acima: Vacinas no Posto de Saúde)

No Posto de Saúde Belizário Penna a vacinação ocorre todos os dias, menos aos domingos e é aplicada pelos técnicos de enfermagem que passam um ano e seis meses fazendo um curso preparatório para esses procedimentos.

Uma das técnicas é Bianca Ferreira (De branco na foto ao lado), ela diz que a campanha de vacinação da gripe H1N1 foi a que mais encheu até agora, de todas as pessoas que já se vacinaram os idosos são os que mais aparecem no posto, principalmente para pedir informação antes de se vacinar. Diz também que muitas pessoas têm procurando o posto para saber se na hora de tomar a vacina doe e se depois de alguns dias acontece alguma coisa. Geralmente algumas pessoas que vão se vacinar comentam que conhecidos disseram que essa vacina faz mal e que doe muito depois de dois dias. Mas esses que tomaram a vacina,acabam voltando dias depois para dizer que não sentiram nada.

O administrador Paulo Roberto Marques foi se vacinar depois de muita insistência da sua família, ele dizia que essa vacina não era confiável e com isso tinha medo de tomar.Mas depois de saber que algumas pessoas morreram por não ter tomado a vacina ele resolveu ir ao posto.Para ele as campanhas de vacinação tinham que ser mais divulgadas,algumas não têm nenhuma divulgação.

No final das contas ele até deixou ser filmado tomando a vacina.




Os jovens são os que mais têm medo das vacinações, eles acham que vão ficar doentes ou que vão contrair alguma virose. Mas não são todos que pensam dessa maneira, o estudante de engenharia Hugo Alberto Souza de 20 anos foi se vacinar sem que ninguém falasse para ele ir. Ele disse que a campanha de vacinação é muito importante e que é uma maneira de ajudar o país a crescer evitando epidemias.

Todos os jovens tinham que seguir a idéia dele e irem se vacinar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário